Novidades

CAOS E OPORTUNIDADE

Estamos vivendo um período que muitos consideram caótico para todo o planeta e para a humanidade, uma pandemia. Por todos os lados há incertezas. Essas incertezas podem gerar medo. O medo é a emoção negativa mais paralisante que existe. O ser humano tem medo saudável apenas quando e se o medo for alerta de perigo. […]

Blog - Caos e Oportunidade

Estamos vivendo um período que muitos consideram caótico para todo o planeta e para a humanidade, uma pandemia. Por todos os lados há incertezas. Essas incertezas podem gerar medo.

O medo é a emoção negativa mais paralisante que existe. O ser humano tem medo saudável apenas quando e se o medo for alerta de perigo. Isso acontece, por exemplo, quando você está no alto de uma montanha, à beira do precipício, e olha para baixo. Você tem medo de cair e se afasta dois passos em busca de segurança. Esse é o único medo saudável, o alerta de perigo. Esse medo salva a vida em momentos de risco iminente.

Em qualquer outra situação, o medo é uma emoção negativa e até espiritual. São aqueles medos que, na verdade, são conflitos que nos fazem paralisar. É como se o medo fosse um veneno que gera paralisia. Seria, por exemplo, como se você, ao avistar um leão claramente faminto, ficasse parado em vez de fugir. Esse é o tipo de medo que a presa tem antes de ser devorada, destruída.

Biblicamente falando, existem duas soluções para o medo. “[…] o perfeito amor expulsa o medo […]” (1João 4.18). Então, se você ama Deus sobre todas as coisas (cf. Mateus 22.37) e considera que tudo o que Deus confiou em suas mãos é valioso, então você terá coragem e ousadia para vencer o medo. Lembre-se que o oposto do medo é a fé, e que a fé vem pelo ouvir (cf. Romanos 10.17) Quanto mais você ouvir a Palavra de Deus, mais fé você terá e menos o medo será capaz de te afetar.

Este tempo de pandemia que estamos vivendo acabou por se tornar uma época em que o medo veio à tona. Muitos estão paralisado. Todos querem repensar suas vidas. Como podemos, então, lidar com o medo sem perder a esperança?

Bom, o medo é algo que vem sem que você peça. Já a esperança precisa ser criada, esperada, conquistada. Esperança é saber que, apesar do que você está passando hoje, o bem vai acontecer.

A esperança está mais ligada à fé do que à espera. Esperança é uma espera com certeza. Então, qualquer pessoa que queira permanecer inabalável, firme, em dias de medo, em dias de crise, de caos, terá de criar esperança, terá de desenvolver esperança dentro de si.

Observe ao seu redor. Mesmo em meio ao caos que vivemos como sociedade global, há muita coisa boa. Grandes homens e mulheres que conhecemos na Bíblia foram levantados em tempos de crise, tempos de caos, de escassez, de incerteza e dúvida.

Podemos citar vários exemplos de personagens bíblicos que, exatamente no tempo de caos, superaram todo medo existente ao redor e se tornaram pessoas exemplares. José do Egito foi plantado no palácio num tempo de grande confusão, logo após uma crise. A crise foi no Egito foi a responsável por colocar José no trono, logo abaixo do faraó.

Davi, Daniel e Ester são outros exemplos de como a crise é capaz de fazer surgir grandes líderes. Se você parar para pensar nas pessoas que governaram nos tempos bíblicos, foi o caos e a crise que os promoveu ao mais alto patamar.

Entendeu? A crise não abate ninguém. A crise potencializa o estado em que você já estava. Se você já estava se preparando para algo grande, o tempo de caos abre a porta da oportunidade para que isso se concretize. Se você estava à beira da depressão, a crise jogará você na depressão. Se estava vivendo uma vida de incerteza e dúvidas, o caos ao seu redor potencializará as incertezas e as dúvidas.

A crise, o caos, é apenas um potencializador. Aproveite este tempo de quarentena e persiga as oportunidades às quais você vinha se preparando para assumir. Utilize este tempo para ativar o melhor, não para potencializar o que havia de ruim dentro de você.

 

 

Texto: Tiago Brunet (Autor dos livros 12 dias para atualizar sua vida, Dinheiro é emocional, Rumo ao lugar desejado e O maior poder do mundo, publicado por Editora Vida )

Blog da Vida

Dicas e novidades sobre o mundo editorial