Novidades

CUIDE DA SUA ALMA

“Que sua alma […] seja conservada íntegra […]” (1Tessalonicenses 5.23) Se tem algo que o cristão negligencia é o cuidado com a alma (aqui definirei como vida emocional, interior). Somos doutores ao falarmos de questões espirituais, mas negligenciamos cuidados emocionais e biológicos. A separação de santo do profano, de secular do sagrado, fazem muitos relegarem […]

Blog - Cuide da sua alma

“Que sua alma […] seja conservada íntegra […]” (1Tessalonicenses 5.23)

Se tem algo que o cristão negligencia é o cuidado com a alma (aqui definirei como vida emocional, interior).

Somos doutores ao falarmos de questões espirituais, mas negligenciamos cuidados emocionais e biológicos. A separação de santo do profano, de secular do sagrado, fazem muitos relegarem a segundo plano atividades que são extremamente espirituais, mas que não são vistas dessa maneira. Priorizamos o que achamos ser diretamente “espiritual”, anulando a nós mesmos.

Muitos estão doentes porque não levam uma vida equilibrada. Não aproveitam as inúmeras coisas que são fertilizantes para a alma. O cristão desvaloriza o lazer, a natureza, as artes, os espetáculos, os esportes, a dança, as conversas informais na mesa do bar… Todas essas coisas são vistas como “pecado” ou “desnecessárias” e, assim, deixamos de aproveitar esses verdadeiros remédios emocionais.

Muitos se desumanizam ao não ter hobbies ou momentos saudáveis de catarse/ desconexão da dura realidade em que vivemos. O cristão ri pouco, joga pouco, brinca pouco, aplaude pouco e chora pouco. A “vivência espiritual afetada” rouba dele até os momentos bons em família, com a desculpa de que a vida “eclesiástica” deve estar em primeiro plano.

Não me assusta “os filhos do mundo” gozarem uma vida mais equilibrada e terem, em muitos casos, mais saúde mental que os filhos da luz. A dura verdade é que desaprendemos a ser gente. Na sociedade das metas, ser “humano” é estratégia de sobrevivência.

 

Texto: Dr. Ismael Sobrino (Autor do livro Depressão: o que todo cristão precisa saber, publicado por Editora Vida )
siga no instagram: @ismael.sobrinho

Blog da Vida

Dicas e novidades sobre o mundo editorial