Novidades

Enfrente os processos

Uma vida poderosa não está contida na forma de um cometa que passa rápido, brilhante, demonstrando todo o seu esplendor, atraindo olhares passageiros, impressionados, encantados, mas que só duram um momento. Uma vida poderosa se faz presente, por exemplo, em uma estrela, que persevera até que todos vejam seu brilho, sintam o calor e a […]

Blog - Enfrente os Processos

Uma vida poderosa não está contida na forma de um cometa que passa rápido, brilhante, demonstrando todo o seu esplendor, atraindo olhares passageiros, impressionados, encantados, mas que só duram um momento. Uma vida poderosa se faz presente, por exemplo, em uma estrela, que persevera até que todos vejam seu brilho, sintam o calor e a luz que ela reflete em meio à escuridão. Na estrela está contido o calor que traz vida, o legado que perpetua a história e a responsabilidade em saber que a sua vida precisa ser como a claridade da manhã que brilha até se tornar dia perfeito.

 

Tenho certeza de que você enxerga a beleza de uma borboleta. Suas lindas asas, seu voo alegre, brilhante, e sua função vital na natureza. Mas precisamos entender que essa linda borboleta no passado era uma simples lagarta. Nós necessitamos de ter uma visão ampla da vida. Ver apenas o que está ao nosso lado é simples: basta ter olhos naturais minimamente saudáveis. Ver o que está no final também não é impossível: basta sonhar. Entretanto, o grande segredo está em ver o que está entre o início e o sonho, ou seja, o processo. O processo do casulo faz a lagarta se transformar em algo surpreendente.

 

Vejo que muitos querem atingir o estágio do belo, brilhante e admirável, embora não estejam dispostos a viver o tempo do aperto, da dor e da transformação. A lagarta rasteja e provoca nas pessoas certo asco; depois do processo árduo do casulo, porém, ela é apreciada e voa livremente. O que nos faz resistir durante o processo é a visão que mantemos do alvo. O alvo é o que mantém o nosso voo alinhado em meio às tempestades da jornada.

 

Muitos desistem dos melhores voos, pois pensam que demoraram muito para decolar ou porque se sentem no final da vida. A verdade é que é no final da pista que os grandes aviões decolam. Nunca é tarde para começar um grande projeto; basta que sejamos sábios para entender o processo de crescimento até o êxito.

 

O número de iniciadores é maior do que finalizadores. Os que chegam ao final devem ser celebrados, pois entenderam e se lançaram ao crescimento das raízes exigido no processo. Para viver uma vida poderosa, é preciso ter mais do que um sonho ou visão; é preciso ter coragem de enfrentar o processo! “Mas o caminho dos justos é como a luz da manhã, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Provérbios 4.18)

 

Texto: Bispo Carlos Damasceno (Autor do livro Vida poderosa, publicado por Editora Vida )

Blog da Vida

Dicas e novidades sobre o mundo editorial